No culto após a posse, na Igreja Anglicana de Washingtonfortune tiger slots paga, a bispa Mariann Edgar Budde exerceu em plenitude o papel que Gênesis 2.18 prescreve para a mulher. O papel feminino é normalmente traduzido como sendo o de "uma auxiliadora idônea" para o homem, mas o original em hebraico carrega expressões mais fortes.
Segundo o biblista André Wénin em "O Feminino no Gênesis", a tradução mais próxima para esse versículo seria: "Não é bom que o humano esteja sozinho. Vou fazer para ele um socorro que lhe seja como alguém face a face". Até há certo tom de oposição, ou seja, a mulher socorre enquanto confronta, e isso por se colocar em frente a ele, face a face.
A psicanalista francesa Marie Balmary em "A Divina Origem" comenta que este papel de socorro e acareação do homem foi dado à mulher porque os demais seres do jardim, não falantes, não poderiam confrontá-lo em palavras sobre seus atos. Como ser que partilha a mesma origem divina, a mulher deve dizer-lhe "cara a cara" o que está errado, alertando-o para não se desviar da tarefa dada por Deus, que é de cuidado da Criação.
A ênfase é de que haverá uma relação de igualdade e simetria, expresso por "como face a face". Mas este "como" também indica que não serão totalmente iguais, que haverá diferenças entre eles. Aceitar as diferenças entre homem e mulher é o começo de aceitar as diferenças na sociedade, já nos informa Freud.
A bispa Budde justamente alertou Trump de que ele está desprezando e condenando à miséria os não semelhantes a ele. Essa lógica de deixar de fora pessoas da sociedade é perversa. Ela faz uma divisão injusta onde alguns são tachados como bons e corretos e outros recebem o carimbo de maus e errados. Para Trump, imigrantes e transexuais são maus; residentes e heterossexuais são bons.
Freud mostra que tendemos a usar uma defesa contra a ansiedade chamada "projeção"; é o que acontece quando atribuímos as nossas dificuldades a outros. Isso traz alívio por um tempo, mas os problemas continuam ali, e então precisamos achar novos "culpados"! A bispa está confrontando o presidente, apontando que ele usa essa lógica binária simplificadora para ter "infratores" ao alcance, sem precisar resolver os problemas mais profundos da nação. Essa lógica traz sofrimento imenso e injusto para os "escolhidos" como culpados e não resolve as questões de base.
Ao pedir misericórdia para as minorias perseguidas injustamente, a bispa foi socorro para todos os colocados como bodes expiatórios. Coerente com o Evangelho, falou com brandura sobre os desfavorecidos e perseguidos. Além disso, fiel ao papel da mulher no Gênesis, também tentou socorrer o próprio Trump de seu olhar distorcido e destruidor. Jesus também falou duramente com os de coração empedernido, tentando acordá-los para o que verdadeiramente importa no Reino de Deus.
Colunas e BlogsMuitas vezes tendemos a imaginar as mulheres cristãs como silenciosas, meigas e suaves. Mas esta mulher sábia de 65 anos, mãe e avó, aprendeu que usar a voz para denunciar injustiças faz parte da sua prática de fé em Deus.
fortune tigerNo seu livro "How We Learn to Be Brave: Decisive Moments in Life and Faith" (em português: "Como Aprendemos a Ser Corajosos: Momentos Decisivos na Vida e Fé"), conta que se prepara em solitude e silêncio para não calar quando for necessário: "Não estamos no piloto automático; nem estamos engajados pela metade. Estamos, como dizem, totalmente dentro, moldadores do nosso destino e cocriadores com Deus." Ou seja, cumpre a tarefa dada à mulher no Gênesis, de socorro e confronto para que a Terra continue sendo um bom lugar para todos, para que a ação humana seja de cuidado e não de exploração.
Oramos para que Deus continue lhe dando coragem de socorrer e confrontar, bispa Mariann Edgar Budde, apesar das injúrias e ameaças. Como escreveu Freud, "a verdade precisa ser dita muitas vezes".
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Cristianismo e sociedade Donald Trump Estados Unidos evangélico sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/01/por-que-foi-uma-mulher-crista-quem-confrontou-trump.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailAmbiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
Previdência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria
Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista
Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável
Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Brasil não tem política de acolhimento para pessoas deportadasPaís recebeu mais de 7.100 expulsos dos EUA em quatro anos; governo agora corre para pensar em novos programas na área
28.jan.2025 às 23h00 fortune tiger jogarRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Como a megafauna foi extinta no Brasil?Priscila Camazano recebe a repórter Ana Bottallo
28.jan.2025 às 7h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Cirurgia de redesignação sexual em trans e indígenas intersexo é realizada pela 1ª vez no AmazonasEvento inédito levou cirurgias para atendimento à população em estado com alto índice de transfobia
28.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
Apostar na ZA9BET é Super | SuperSpin Concorra Grátis NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok