sua posição:jogar fortune > jogar fortune tiger >

jogo do trige De holograma a tapume luxuoso: veja 5 megatendências do varejo em 2025

data de lançamento:2025-02-08 11:43    tempo visitado:197

O uso da inteligência artificial nos pontos de venda dominou as discussões na NRF 2025, a megafeira do varejo realizada todos os anos em janeiro em Nova Yorkjogo do trige, que atrai empresários do mundo todo em busca das principais tendências do setor.

A ideia é empregar a tecnologia não só para entender melhor o comportamento e os gostos do consumidor, entregando opções alinhadas ao seu perfil, mas também para melhorar o atendimento em loja, com uma gestão de estoques otimizada, que impeça a falta de produto (chamada de "ruptura") no ponto de venda.

A Folha ouviu consultores que integraram a delegação brasileira presente ao evento, que contou com cerca de 3.000 pessoas, a segunda maior, só atrás da delegação americana. Na lista de participantes, nomes de peso do varejo brasileiro, como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza, Paulo Correa, principal executivo da Camp;A, e Fabio Faccio, presidente da Renner.

A imagem mostra um edifício que se assemelha a uma pilha de malas empilhadas. O prédio é alto e possui uma fachada com padrões que imitam malas de viagem, com detalhes em cinza e laranja. Ao fundo, é possível ver outros edifícios altos e um céu azul com algumas nuvens. Na parte inferior, há um caminhão estacionado. Tapumes de luxo, que imitam malas Louis Vuitton, encobrem a reforma realizada na loja da grife, na 5ª Avenida, em Nova York - Daniel Sakamoto/Arquivo pessoal

Cinco grandes tendências foram apontas no evento deste ano, realizado entre os dias 11 e 14. São elas:

IA PARA RESPEITAR DIFERENÇAS E ALAVANCAR VENDAS

"O uso da inteligência artificial é o que vai revolucionar o varejo", diz Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas). "É uma forma de melhorar a eficiência operacional e agilizar processos de compra, personalizando o atendimento." Neste quesito, diz, é possível identificar, por exemplo, o gosto, a frequência de compra e o tíquete médio gasto pelo cliente.

Outra questão em que a IA pode ajudar a resolver está no conflito de convivência entre as diferentes gerações de consumidores. "Por causa da longevidade, hoje temos seis gerações convivendo ao mesmo", diz Sakamoto. Uma empresa pode atender a todas ou quase todas as faixas etárias ao mesmo tempo, daí a importância de usar a inteligência de dados para oferecer um mix de produtos que atenda preferências distintas.

Acesse o Site da ZA9BET — 24h de Ofertas Imperdíveis na sua Banda Larga com Fibra Ótica, TV, Fixo e Celular. Assine.

A Amazon americana deu um passo além no uso de IA, segundo o consultor Alberto Serrentino, da Varese Retail. "Quando você se loga no aplicativo, a busca evoluiu de tal modo que você pode fazer perguntas para descobrir o produto que resolve o seu problema. Isso é muito mais do que buscar uma categoria."

PROPAGANDA NO PONTO DE VENDA

Nos supermercados, pontas de gôndolas que exibem anúncios com displays de grandes marcas são algo comum. Mas as ideias apresentadas na NRF 2025 vão além: usar hologramas nos pontos de venda, por exemplo. Ou levar luzes de led piscante para a frente dos freezers de bebidas.

"Já ficou comprovado que o índice de conversão de compras é maior no ponto de venda quando o consumidor se depara com uma propaganda do fornecedor", diz Sakamoto. "A isso agora é agregado tecnologia. Existem cases até de assistentes virtuais de compras, em hologramas, que ajudam a tirar dúvidas do consumidor."

A iniciativa também é uma maneira de o varejista aumentar seus ganhos, uma vez que a exposição de produtos em pontos de destaque dentro da loja são negociados.

Holograma de tênis que pode ser usado em pontos de venda é exibido na NRF 2025, em Nova York - Daniel Sakamoto/Arquivo pessoal LOJA FÍSICA COM PROPOSTA DE DESCOBERTA

Em um mundo em que o comércio eletrônico cresce, a loja física sobrevive não só servindo como ponto de apoio para as compras online (parte dos produtos vendidos na internet fica estocada nos pontos de venda). Vale fazer com que o cliente use a loja para descobrir curiosidades da marca e ter novas experiências.

"A loja é direcionada para a oferta de experiência e conexão com a marca, promovendo uma sensação positiva no consumidor", diz Sakamoto.

Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, concorda. "O tempo do cliente na loja física é muito maior do que na loja virtual. Então a loja precisa justificar a ida do cliente até lá."

A imagem mostra uma grande multidão de pessoas dentro do Centro de Convenções Javits, em Nova York. O espaço é amplo, com um teto alto e várias banners suspensos, incluindo um grande que diz 039;JAVITS CENTER039;. O ambiente parece ser de um evento ou feira, com estandes e painéis informativos visíveis ao longo do espaço. A feira da NRF 2025, realizada no Centro de Convenções Jacob K. Javits, na cidade de Nova York. - Jason Dixson/National Retail Federation

Um exemplo é a rede de donuts Krispy Kreme, na Times Square, em Nova York, que vai além do habitual convite "visite nossa cozinha". "O trajeto dentro da loja expõe o processo de fabricação, como grandes vitrines abertas ao público, que também sente o cheiro dos produtos no forno", diz Sakamoto.

Também em Nova York, a loja dos chocolates Mamp;M's, da Mars, permite que o cliente personalize as pastilhas com a imagem que ele quiser —até mesmo a sua foto. Na cidade, um dos pontos de venda da Starbucks leva o consumidor a uma viagem ao mundo do café, com decoração, displays digitais e embalagens que contam a história do grão, as curiosidades do cultivo em diferentes partes do mundo, o processo de produção.

Na luxuosa 5ª Avenida, a loja da grife francesa Louis Vuitton está sendo reformada. A marca criou uma loja temporária do outro lado da rua. Para chamar a atenção do novo endereço, a Louis Vuitton usou, no lugar dos tradicionais tapumes, gigantescas réplicas de malas de viagem da marca. "A loja temporária não tem nada de especial. Mas os tapumes te deixam com vontade de visitar o espaço", diz Sakamoto.

Folha Mercado fortune tiger AUTENTICIDADE

Em um mundo polarizado, tomado por fake news, os consumidores querem que as empresas entreguem autenticidade. "É importante que as companhias e marcas tenham algo próprio para dizer, se posicionem de forma firme e verdadeira, algo que expresse seus valores e esteja presente nos seus patrocínios, por exemplo", diz Sakamoto.

Essa é uma maneira de criar vínculos com consumidores, para muito além do preço e do atendimento. "É uma forma de eternizar a marca, garantir que aquele consumidor vai buscá-la em qualquer lugar".

Nesse sentido, nada mais autêntico do que fazer o básico bem feito, segundo o consultor Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial. "Por mais tecnologia que você empregue, os fundamentos permanecem como essenciais: ter o produto em loja, facilitar a jornada do cliente, oferecer um bom atendimento e um preço justo", diz.

Um exemplo são os caixas, diz. "O consumidor, não necessariamente, quer o auto-checkout, algo superautomatizado. Ele só quer um caixa que seja mais rápido —tenha ou não alguém da loja operando."

LIDERANÇA

Em meio a tantas informações e à pressão contínua por fazer cada vez mais rápido, o papel da liderança emerge. "Do ponto de vista da gestão do varejo, foi muito discutido o papel do líder, que coloca em prática as estratégias e as propostas de inovação, engajando a equipe", diz Sakamoto.

Diante do uso massivo da tecnologia, é importante motivar a equipe e induzir os processos, porque especialmente no varejo, nada acontece sem o envolvimento das pessoas, afirma. "É preciso lembrar que a inteligência artificial ajuda, mas quem faz diferença são as pessoas."

Este é o grande desafio, na opinião de Alberto Serrentino. "Especialmente quando se trata de IA, isso gera sentimentos complexos: existem grandes oportunidades, mas também muito medo de ser substituído por uma máquina e se tornar irrelevante. É preciso renovar a cultura da organização."

dê um conteúdo

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

inflação inteligência artificial Tecnologia varejo sua assinatura pode valer ainda mais sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/holograma-na-loja-tapume-luxuoso-fabrica-na-vitrine-as-tendencias-do-varejo-em-nova-york.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercado newsletter folhamercado Relacionadas A startup francesa de IA generativa que quer desafiar os gigantes americanos Agências de notícias anunciam acordos com empresas de IA para uso de conteúdo Walmart recebe críticas de investidores após cortar programas de diversidade Veja também SAO PAULOS/ SP, BRASIL, 21-03-2024: Apartamento de alto padrao na Pompeia para a serie especial da casa própria.  (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, MERCADO)EXCLUSIVO minha casa própria Compartilhar minha casa própria: Como realizar o sonho da casa própria? Veja estratégias e opções Ícone fechar Como realizar o sonho da casa própria? Veja estratégias e opções previdência social Compartilhar previdência social: INSS muda regra de prorrogação do auxílio-doença; saiba como pedir Ícone fechar INSS muda regra de prorrogação do auxílio-doença; saiba como pedir

Previdência Privada não se limita a benefício apenas para aposentadoria

Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa

Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista

Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável

Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online

Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas

Loja Online ZA9BET - Em até 21x sem juros

Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas

Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo

Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos

Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes

Cinco anos de ações e trabalho em Maceió

Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe

Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher

parar Mais lidas em Mercado Ver todas Pix Recuo sobre Pix não deve trazer sono tranquilo a quem descumpre regras da Receita, diz Duquesa de Tax Mercado Haddad diz que imposto mínimo para ricos vai considerar pagamentos já feitos ao Fisco via empresas Pix Crise sobre fiscalização do Pix tem Bolsonaro por trás, diz Haddad Partido Republicano Trump planeja decretos pró-criptomoedas em primeiros dias no poder Mercado Tensão aumenta no IBGE, e sindicato diz que gestão Pochmann apos;prefere atacar servidoresapos; últimas notícias TJ-SP eleva gastos com penduricalhos em mais de 50% e paga R$ 75 mil por mês a desembargadores qual o premio da mega da virada 2024 Judiciário paulista Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

TJ-SP eleva gastos com penduricalhos em mais de 50% e paga R$ 75 mil por mês a desembargadores

Despesas com vantagens, gratificações e indenizações faz rendimento médio mensal subir 30%, ante inflação de 5,99%

17.jan.2025 às 23h00 Pix será fiscalizado pelo governo? Como É Que É? Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Pix será fiscalizado pelo governo?

Priscila Camazano recebe a repórter Marianna Holanda nesta sexta-feira (17)

17.jan.2025 às 7h00 Moraes quer esmagar oposição e tem chance real de perder visto nos EUA, diz Eduardo Bolsonaro Estados Unidos Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

jogo do tigre Moraes quer esmagar oposição e tem chance real de perder visto nos EUA, diz Eduardo Bolsonaro

À Folha deputado, que está no país para posse de Donald Trump, afirma que pai não fugiria caso viajasse

17.jan.2025 às 23h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Classificados Folha Informações Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind Empresa Folha da Manhã S.A. - Grupo Folha - Copyright Folha de S.Paulo (1921 - 2024) CNPJ: 60.579.703/0001-48 CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade newsletter Link externo, abre perfil da Folha de S.Paulo no Facebook Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no X Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Linkedin Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Instagram Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no TikTok Link externo, abre página RSS da Folha de S.Paulo A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorjogo do trige, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Como criar hábitos Maratonar Planeta em Transe Tudo + um pouco Todas FolhaJus Inteligência emocional | Relacionamentos Energia Limpa Cuide-se Desvendando IA Tudo a Ler Painel Painel S.A. Folha Carreiras Notícias do dia Mônica Bergamo China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok



Powered by jogar fortune @2013-2022 mapa RSS mapa HTML

Copyright Powered by365建站 © 2013-2024